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Educação e estética da existência

Processo: 10/17195-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Áurea Maria Guimarães
Beneficiário:José Luiz Pastre
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ética na educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estética | Ética | Micropolítica | Micropolítica

Resumo

Nesta pesquisa gostaria de recolher alguns conceitos das obras de Deleuze e Guattari que ajudam a pensar questões que atravessam o campo educacional, de modo a esboçar alguns traços de uma poética do processo educacional. Tomando a educação como sendo algo que diz respeito à aprendizagem dos signos (cultura) e o educador como sendo um agente (cultural), pretendo pensar a relação entre desejo, signo (cultura) e problema, a partir do conceito de agenciamento. O conceito de agenciamento será tomado como um modo de entrar no campo educacional, um modo de pensar questões que atravessam este campo e de extrair elementos que nos permitam traçar um diagrama das relações de poder, presentes na sociedade contemporânea, e pensar o processo educacional numa perspectiva não-fascista, numa perspectiva ética, entendida aqui como uma estética da existência. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASTRE, José Luiz. Educação e estética da existência: práticas da liberdade e criação de novas possibilidades de vida. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.