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Escolas Públicas: Avaliação do Conforto Térmico em Presidente Prudente - SP

Processo: 11/00662-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Carolina Lotufo Bueno Bartholomei
Beneficiário:Melina Yumi Koyama
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Conforto ambiental   Conforto térmico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Actual Sensation Vote (ASV) | conforto ambiental | conforto térmico | escolas | salas de aula | Voto Médio Estimado (PMV) | Conforto Térmico, Conforto Ambiental

Resumo

A padronização dos projetos de edificações escolares brasileiras, de competência da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), promove, em muitos casos, a desconsideração das particularidades de cada sítio e acarreta na promoção de condições de conforto térmico inadequadas a realização das atividades propostas para o local. Sabe-se que as escolas são espaços de desenvolvimento sócio-educacional, portanto, é de fundamental importância que alunos e professores sintam-se termicamente satisfeitos. Para a avaliação do desempenho térmico desse tipo de edificação, optou-se pela seleção de, pelo menos, duas unidades escolares da rede pública da cidade de Presidente Prudente - SP. Os passos metodológicos resumem-se na coleta e análise dos parâmetros ambientais (temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do ar e temperatura de globo) e na aplicação de questionários que visam possibilitar a comparação entre o conforto térmico real e o calculado, bem como a diferença das condições de conforto entre alunos e professores. Ao final, serão elaboradas recomendações, quando necessárias, que contribuam para minimizar as condições térmicas impróprias.

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