Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre aleitamento materno, alimentação complementar e sobrepeso e obesidade em pré-escolar da rede municipal da cidade de taubaté, estado de são paulo.

Processo: 10/16931-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Viviane Gabriela Nascimento
Beneficiário:Patricia Calesco Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sobrepeso   Obesidade pediátrica   Pré-escolar   Suplementação alimentar   Aleitamento materno   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aleitamento Materno | alimentação complementar | excesso de peso | obesidade | pré-escolar | Sobrepeso | Obesidade infantil

Resumo

Introdução: O leite materno supre as necessidades da criança até os seis meses de idade, não havendo necessidade de complementação. A alimentação complementar é definida como qualquer alimento que não o leite materno oferecido à criança amamentada. A obesidade infantil é um problema de saúde publica de grande importância em países desenvolvidos e em desenvolvimento e fato que tem preocupado os especialistas é que o desenvolvimento do excesso de peso tem sido constatado em idades cada vez mais precoces. Objetivo: Verificar a relação entre aleitamento materno, alimentação complementar e sobrepeso e obesidade em pré-escolares de 2 a 3 anos de idade de creches municipais da cidade de Taubaté. Métodos: Farão parte deste estudo nove creches municipais, com cerca de 400 crianças matriculadas, segundo o Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Taubaté. Peso e estatura foram coletados para verificação do Índice de Massa Corporal (IMC). Serão coletados dados com formulário padronizado, visando à caracterização sócio-demográfica da criança e de sua família, aleitamento materno e alimentação complementar. A associação entre sobrepeso e obesidade e aleitamento materno e alimentação complementar será feita por meio de regressão logística simples e regressão logística múltipla.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)