Busca avançada
Ano de início
Entree

O SISTEMA PRIMORDIAL: Uma investigação acerca da origem e da evolução do conceito de sýstema aplicado à música e da sua dependência ante a idéia mítico-filosófica de harmonia.

Processo: 10/15080-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Rubens Russomanno Ricciardi
Beneficiário:Alexandre da Silva Costa
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/05649-2 - O sistema primordial: uma investigação acerca da origem e da evolução do conceito de sistema aplicado à música e da sua dependência ante a ideia mítico-filosófica de harmonia, BE.EP.PD

Resumo

A proposta fundamental do projeto de pesquisa aqui apresentado consiste na realização de uma análise detida acerca dos primeiros textos da tradição do pensamento grego antigo que permitam (1) revelar como surgem os conceitos de harmonía e de sýstema e (2) esclarecer em que condições ocorre originalmente a aliança entre ambos. Trata-se de uma aliança da mais absoluta importância para a compreensão da história da música, visto o quão determinante ela se mostra na orientação e mesmo na conformação da identidade primordial de toda e qualquer possibilidade futura da teoria e da composição musical no Ocidente. Além disso, a imersão nessa tradição originária possibilitará demonstrar que a idéia de harmonia, tão decisiva que incontornável para a música, possui uma origem inicialmente mítica e religiosa, tendo adquirido apenas posteriormente, já em âmbito filosófico, caráter claramente conceitual. É por intermédio dessa recepção filosófica de uma idéia originalmente poética que o conceito de harmonia chegará finalmente às primeiras propostas de uma teorização da música. É portanto uma concepção filosófica de harmonia que fincará suas raízes num solo que jamais virá a sobreviver sem ela. Em contrapartida, essa mesma imersão deverá garantir a demonstração de que o conceito de sistema perfaz um caminho justamente contrário, tendo sua origem já no campo estrito da teoria musical a partir da concepção do sýstema téleion na obra de Aristóxeno, e que só posteriormente incidirá de forma igualmente decisiva na filosofia e nas ciências. Se a filosofia fornece à música o conceito de harmonia, a música oferece à filosofia e às ciências o conceito de sistema.