Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura e comunicação informacional como fatores influenciadores da construção de conhecimento em ambientes empresariais

Processo: 11/00467-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Marta Lígia Pomim Valentim
Beneficiário:Cássia Dias Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão do conhecimento   Comunicação organizacional   Cultura informacional   Gestão da informação   Cultura organizacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação Informacional | comunicação organizacional | Cultura Informacional | Cultura Organizacional | Gestão da Informação | Gestão do conhecimento | Gestão da Informação

Resumo

As organizações diante de um cenário de constantes transformações necessitam buscar no conhecimento a base para sua sobrevivência, já que esse elemento relacionado ao seu bom direcionamento oportuniza a esse ambiente uma atuação diante do mercado organizacional de maneira mais dinâmica e competitiva. Este bom desempenho depende de como as organizações lidam com as informações e conhecimento que estão presentes entre seus diversos setores, pois é preciso que agreguem valor as pessoas de maneira construtiva ao ambiente. Nesse contexto, a cultura e a comunicação informacional influenciam a construção de conhecimento, sendo fatores que alicerçam os ambientes organizacionais, permitindo que melhores estratégias e ações sejam realizadas eficazmente. Visto que o comportamento dos indivíduos sejam eles positivos ou negativos estão relacionados à cultura e comunicação existente nesse ambiente, que justificam o modo de pensar, agir e sentir com relação à missão e objetivos da organização. Por isso a falta de uma gestão voltada à cultura e a comunicação informacional pode causar complicações no desenvolvimento da própria organização. Assim, a presente pesquisa busca analisar como a cultura e a comunicação informacional influenciam a construção de conhecimento em ambientes empresariais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)