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Influência do ambiente nos níveis de atividades físicas de lazer e locomoção de idosos residentes em Ermelino Matarazzo na zona leste do município de São Paulo

Processo: 08/01918-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alex Antonio Florindo
Beneficiário:William Luiz Bortoni
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/57810-0 - Atividade física e sua relação com variáveis individuais e ambientais na população idosa do distrito de Ermelino Matarazzo da zona leste do município de São Paulo, AP.R
Assunto(s):Epidemiologia   Atividade física   Atividades de lazer   Praças   Parques   Idosos   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiente | Atividade Física | Epidemiologia | Epidemiologia da atividade física

Resumo

Objetivos: Analisar de forma objetiva a influência do ambiente nos níveis de atividade física de lazer e deslocamento/locomoção de pessoas idosas residentes em Ermelino Matarazzo da zona leste do município de São Paulo. Plano de trabalho: Metodologia: O aluno ficará responsável por coletar imagens de satélite dos setores censitários onde foram realizadas as entrevistas no software Google Earth, buscando novos locais para a prática de atividades de lazer ainda não listados com distâncias de até 1 quilômetro dos setores censitários, dados de violência relacionados a homicídios e furtos nas delegacias e secretaria de segurança pública do período de junho a janeiro de 2007, dados do clima como nível da poluição do ar no período de junho a janeiro de 2007 com a CETESB, organizar e analisar a avaliação das ruas dos setores censitários já realizada criando um índice de facilidade para caminhada com base na qualidade das respostas de cada item da escala, nas opções de conectividades para as pessoas com base nos mapas do censo e nas imagens de satélite, no tamanho do setor levando em conta sua área total, sua densidade demográfica e a quantidade de residências e comércios do setor (escalas em anexo). O aluno irá pesquisar as distâncias dos domicílios avaliados até as praças, clubes, parques e unidades básicas de saúde listadas na coleta através de software de imagem via satélite no Google Earth. O aluno irá criar um índice de qualidade para as praças, parques e clubes de acordo com as avaliações feitas na época da coleta (escalas em anexo). Após analisados e codificados, os dados serão digitados duplamente no software EpiData versão 3.1 levando em conta o setor censitário e endereço de localização. Este banco de ambiente será juntado ao banco das avaliações individuais do nível de atividades físicas utilizando o software SPSS versão 15.0. Após este procedimento, os dados serão transferidos para o software MLwIN 1.1 para a realização das análises multinível, tendo como base modelos de regressão logística e utilizando como variáveis dependentes as classificações de atividades físicas de lazer e locomoção (atingem ou não atingem as recomendações) e como variáveis independentes as avaliações de ambiente. Todas as análises de ambiente contarão com a colaboração do docente Homero Fonseca Filho, Professor Doutor do curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP) e especialista em geoprocessamento. Todas as atividades serão desenvolvidas na EACH-USP sob supervisão do responsável pela pesquisa. Cronograma de resultados previstos: Nos três primeiros meses de bolsa (meses 1 a 3) o aluno vai coletar todos os dados de imagem de satélite, pesquisar possíveis locais para lazer ainda não codificados, calcular as distâncias dos domicílios até os locais de lazer e coletar dados de violência e de clima. Nos dois meses seguintes (meses 4 a 5) o aluno se dedicará a realizar os cálculos dos índices de facilidades para caminhada. No mês seguinte (mês 6) o aluno se dedicará a digitação do banco de dados. Posteriormente, no próximo mês o aluno acompanhará e auxiliará em todas as análises multinível (mês 7). Para finalizar, nos últimos três meses o aluno deverá escrever um artigo científico como parte da conclusão do trabalho (meses 8 a 10).

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