Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos na Viabilidade e Longevidade de Saccharomyces cerevisiae dos Produtos Gênicos: Def1p, Pif1p e Rrm3p e sua possíveis relações com atividade respiratória mitocondrial.

Processo: 08/09333-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mario Henrique de Barros
Beneficiário:Viviane Cristina da Silva Carmo Baptista
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/01092-5 - Estudo sobre a montagem dos componentes da cadeia respiratória mitocondrial, estresse oxidativo, e mecanismos regulatórios que levam à sua co-expressão, AP.R
Assunto(s):Mitocôndrias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:longevidade celular | mitocôndria | biologia molecular de microrganismos

Resumo

Alguns genes responsáveis requeridos para a replicação, ou reparo do DNA telomérico nuclear vem sendo identificados também na mitocôndria. DEF1, PIF1 e RRM3 fazem parte desse conjunto de genes e são candidatos, em potencial, a controlar processos vitais do DNA mitocondrial e do DNA nuclear. Diversos estudos relacionados a viabilidade e longevidade celular associam a manutenção do DNA telomérico como fundamental para uma maior expectativa de vida, de uma dada célula. Da mesma forma, a atividade respiratória mitocondrial é amplamente reconhecida como necessária para a viabilidade celular. A identificação de produtos gênicos localizados tanto no núcleo como na mitocôndria e a sua caracterização como envolvidos no metabolismo DNA telomérico e mitocondrial abre questões fundamentais sobre possíveis formas de regulação na distribuição de Def1p Pif1p e Rrm3p no interior da célula. Nesse projeto buscaremos a clonagem desses genes, estudar os efeitos das suas respectivas inativações nas longevidades replicativa e cronológica de Saccharomyces cerevisiae, bem como realizar estudos de localização dessas proteínas em células sob diferentes condições oxidativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)