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Desenvolvimento de um jogo educacional narrativo colaborativo que usa conhecimento de senso comum para o TIDIA-AE

Processo: 09/11171-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Junia Coutinho Anacleto
Beneficiário:Marcos Alexandre Rose Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60799-6 - TIDIA Ae - Fase II, AP.TIDIA
Assunto(s):Educação   Jogos educativos   Narrativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Jogos Contextualizado | Jogos Educacionais | RPG - Role Playing Game | senso comum | Interação Humano Computador

Resumo

A criança tem necessidade de se expressar livremente, dando asas à imaginação, e o ambiente escolar deve permitir que ela elabore de forma adequada as situações vivenciadas na escola, com a família e com a comunidade. Para a livre expressão da criança é proposto um jogo narrativo, que permite a criação de estórias, para jogar colaborativamente com várias crianças e conduzido por um mestre: o professor. Assim, a criança pode compartilhar suas experiências com seus colegas bem como permitir ao professor acompanhar seu processo de aprendizado e elaboração dessas experiências, apoiando-o nas possíveis intervenções para a promoção do desenvolvimento saudável e seguro dos alunos. Considerando o contexto do projeto TIDIA-Ae de apoio ao uso de computadores na promoção do aprendizado, em atividades escolares, o jogo computacional proposto considera o contexto sócio-cultural das crianças baseado no conhecimento de senso comum do projeto OMCS-Br. Senso comum pode ser entendido como o conjunto de fatos conhecidos pela maioria das pessoas que vivem em uma determinada cultura, abrangendo uma ampla parte das experiências humanas, conhecimento sobre os aspectos espaciais, físicos, sociais, temporais e psicológicos do dia-a-dia dos seres humanos. Assim, este plano sintetiza as atividades que serão desenvolvidas pelo bolsista para desenvolvimento do jogo narrativo colaborativo que usa conhecimento de senso comum. Além disso, o bolsista irá gerenciar o desenvolvimento da integração das ferramentas do LIA ao repositório do TIDIA-Ae e auxiliar nos ajustes das demais ferramentas do TIDIA-Ae. (AU)

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