Busca avançada
Ano de início
Entree

Práticas da sala de aula: um diálogo com Freinet

Processo: 10/18606-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Cinthia Vieira Brum Lima
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50556-0 - Condições de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas: as relações de ensino em foco, AP.EP
Assunto(s):Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | pedagogia Freinet | perspectiva historico-cultural | práticas de escrita | práticas de leitura | relações de ensino | Psicologia Educacional

Resumo

O presente projeto tem como principal objetivo buscar alternativas metodológicas com vistas a dar mais sentido às relações de ensino/aprendizagem, e tornar viáveis algumas mudanças em sala de aula. A proposta é dialogarmos mais especialmente com a pedagogia Freinet, buscando utilizar instrumentos e procedimentos que se mostrem pertinentes na prática escolar. Para tanto, nos propomos a: acompanhar e analisar o desenvolvimento dos alunos, atentando especialmente àqueles que se encontram em processo de alfabetização a partir do uso de alguns instrumentos Freinet: texto livre, correspondência e jornal de parede, dando voz e encorajando a expressão desses alunos que carregam uma história de dificuldades no ambiente escolar, bem como registrar suas impressões, impactos e respostas quanto ao trabalho realizado; e 2. Registrar e analisar as contribuições do trabalho realizado na minha própria formação e constituição enquanto professora. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)