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Fatores associados a disfonia em professores da rede pública de São Paulo

Processo: 09/06025-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Maria Do Rosario Dias de Oliveira Latorre
Beneficiário:Clara Megumi Akutsu
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/08302-5 - Fatores associados à disfonia em professores da rede pública de São Paulo, AP.R
Assunto(s):Saúde ocupacional   Distúrbios da voz   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distúrbios da voz | Docente | Fatores de Risco | Saúde Ocupacional

Resumo

Introdução: Professores constituem categoria mais propensa ao desenvolvimento dealterações vocais devido ao uso intenso da voz e ao ambiente físico desfavorável ao seutrabalho. Por depender essencialmente da voz para exercer a docência, a presença de disfoniacoloca em risco sua carreira. Objetivo: Identificar fatores associados à presença de disfoniaentre professores da rede municipal de São Paulo. Método: Caso-controle pareado. O grupode casos será composto por professores que comparecerem ao Hospital do Servidor PúblicoMunicipal com queixa de alteração vocal. Após avaliação otorrinolaringológica efonoaudiológica, serão incluídos neste grupo todos os que apresentarem qualidade vocalalterada na avaliação vocal e/ou lesão ou alteração na laringe ao exame otorrinolaringológico.O grupo de controles será composto por dois professores escolhidos aleatoriamente na mesmaescola de cada caso e que não apresentem alteração na avaliação vocal bem como ao exameotorrinolaringológico. Para o cálculo do tamanho da amostra foi assumido erro tipo I de 5%,poder de teste de 80%, freqüência esperada máxima de exposição entre os controles de 60% evalor mínimo de OR de 2,0, sendo necessários 165 casos e 330 controles. Ambos os gruposresponderão aos questionários Voz do Professor, Índice de Desvantagem Vocal (IDV), Índicede Capacidade para o Trabalho (ICT), Escala de Estresse no Trabalho (EET), Job Stress Scale(JSC) e WHOQOL-breve. Será realizado teste de associação de qui-quadrado, com correçãode Yates, para determinar associação entre as variáveis independentes e a presença dedisfonia e análise de regressão logística univariada e múltipla para estimar os fatoresassociados independentes para disfonia.

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