Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino e aprendizagem da leitura e escrita na perspectiva do letramento

Processo: 10/20716-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Adriana Lia Friszman de Laplane
Beneficiário:Dayane Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/08775-6 - Inclusão escolar: das políticas públicas às práticas pedagógicas, AP.EP
Assunto(s):Letramento   Aprendizagem   Cultura (sociologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | cultura | Interação social | leitura e escrita | Letramento | práticas escolares | Letramento

Resumo

Fundamentado na proposta do letramento e da alfabetização significativa este subprojeto vincula a elaboração de atividades concretas de letramento e a discussão reflexiva sobre a aquisição de novos conhecimentos e sobre a ampliação das visões sociais de mundo dos alunos da turma. Objetivos: 1) Elaborar, planejar, implementar e avaliar em conjunto com a coordenadora do projeto e demais membros da equipe uma proposta inclusiva no ensino da leitura e escrita; 2) Analisar e refletir sobre o desempenho dos alunos em processo de aprendizagem da leitura e escrita; 3) Desenvolver ações que valorizem a leitura e escrita como ferramentas de registro e intercambio nas relações do cotidiano; 4) Promover atividades na escola onde os alunos possam refletir sobre a necessidade da linguagem oral e escrita, nas relações com o cotidiano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)