Busca avançada
Ano de início
Entree

O sujeito da/na língua: memória, identidade, imigração

Processo: 11/05824-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 20 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 19 de julho de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Beatriz Maria Eckert-Hoff
Beneficiário:Beatriz Maria Eckert-Hoff
Pesquisador Anfitrião: Harald Thun
Instituição Sede: Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta). Sociedade Padre Anchieta de Ensino (SPAE). Jundiaí , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Kiel University, Alemanha  
Assunto(s):Discursos das línguas naturais   Identidade cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | Identidade | língua estrangeira | Língua Materna | memória | sujeito | Língua Materna e Língua Estrangeira

Resumo

Centrado no estudo de questões de identidade, memória, imigração e pensando o sujeito da/na e pela língua e apoiando-se em pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) e da História das Ideias Linguísticas (HIL), este projeto visa a analisar corpora que formam a rede conglomerada do sujeito entre-línguas, entre-culturas, em contextos de imigração - constituído dos relatos das cartas; de entrevistas semidirigidas e de registros historiográficos. Assim compreendemos que o sujeito se constitui sempre e fundamentalmente por uma língua, em uma língua, e até mesmo contrário a uma língua. Em decorrência disso, problematizamos a relação do sujeito com as línguas, no caso, a língua nacional e a língua de imigração, com o objetivo de estudar não só a relação do sujeito com as línguas e verificar como essa relação de ser e estar entre-línguas e entre-culturas provoca efeitos e constitui uma identidade, mas também como a identidade teuto-brasileira foi se (trans) formando na sua relação com as línguas. Problematizamos ainda a polarização binária das línguas materna/estrangeira, nacional/oficial como independentes e estanques, para direcionar discussões sobre a formação do imaginário de língua do sujeito e da língua do outro e, consequentemente, criar possibilidades de (re)pensar a relação sujeito/língua(s) e analisar políticas linguísticas nesse contexto, desde o início da imigração até hoje. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)