Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de diferentes vias de estresse oxidativo em um modelo experimental de enfisema pulmonar em camundongos expostos à poluição atmosférica da cidade de São Paulo

Processo: 11/06952-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Milton de Arruda Martins
Beneficiário:Giuliana Bersani Calice
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição atmosférica   Enfisema pulmonar   Isoprostanos   Estresse oxidativo   Modelos animais de doenças   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfisema pulmonar | Estresse oxidativo | poluição | Clinica Médica

Resumo

Em trabalho anterior desenvolvido em nosso laboratório observamos que camundongos Balb/C submetidos a um protocolo de enfisema pulmonar e expostos à poluição atmosférica da cidade de São Paulo apresentaram uma piora do enfisema pulmonar comparados aos animais que foram submetidos ao mesmo protocolo de doença, mas que foram mantidos em ambiente sem poluição. Nos pulmões dos animais que apresentaram piora do enfisema foi encontrado um aumento da produção de isoprostano, um marcador de estresse oxidativo, sugerindo ser este o mecanismo responsável pela piora do enfisema nestes animais expostos à poluição. Temos como objetivo principal, neste estudo, avaliar a expressão de diferentes enzimas antioxidantes nos pulmões destes animais, para melhor entendermos quais as possíveis vias do mecanismo de estresse oxidativo envolvidas neste processo de piora do enfisema. Para tanto serão feitos cortes histológicos dos pulmões e colorações específicas através de técnicas de imunohistoquímica. Através de análise morfométrica será feita a avaliação da densidade de células positivas para as enzimas superóxido dismutase 1 (SOD1), superóxido dismutase 2 (SOD2), superóxido dismutase 3 (SOD3), óxido nítrico sintase induzida (iNOS), glutationa peroxidase X (GPx) e glutationa peroxidase 91fox (GP91FOX). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)