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Desempenho de Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem em Provas de Habilidades Semânticas e Repertório Lexical

Processo: 11/02919-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Rocha de Vasconcellos Hage
Beneficiário:Nayara Salomão Barini
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem | Processos e Distúrbios da Linguagem

Resumo

Dentre os distúrbios de linguagem, o quadro conhecido como Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) tem despertado o interesse de muitos pesquisadores em decorrência da particularidade desse distúrbio, que se refere à grande dificuldade em desenvolver as habilidades lingüísticas na ausência de comprometimentos auditivos, motor, deficiência mental, danos neurológicos, distúrbios abrangentes do desenvolvimento, insultos cerebrais adquiridos, interação social restrita, distúrbio emocionais significativos. Dentre as alterações lingüísticas estão às dificuldades semânticas e lexicais. A literatura tem apontado que crianças com este distúrbio apresentam extensão vocabular inferior e mais erros de nomeação do que seus pares normais. O objetivo deste estudo é comparar as habilidades semânticas de crianças com DEL e com Desenvolvimento Típico de Linguagem (DTL), verificando possíveis diferenças entre os grupos. Participarão 45 crianças, de ambos os gêneros, com idade entre 6 anos e 10 anos e 11 meses, sendo 15 com DEL (grupo experimental) e 30 com DTL (grupo Controle). Tanto as crianças com DEL quanto àquelas com desenvolvimento normal de linguagem serão submetidas a provas que avaliam habilidades semânticas e repertório lexical. Serão utilizadas as pontuações diretas de cada um dos testes aplicados. Será aplicada análise que permita contrastar as medias dos grupos experimental e controle. E ainda, análise para identificar as variáveis que melhor discriminam os grupos.

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