Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação do INSAF-HAS: um formulário de seleção de pacientes para inserção em um serviço de atenção farmacêutica

Processo: 11/00985-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Leonardo Régis Leira Pereira
Beneficiário:Beatriz Maria Pereira Girolineto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção farmacêutica   Hipertensão   Farmacoeconomia   Seleção de pacientes

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica em que a pressão arterial sistêmica do indivíduo permanece acima de 140/90 mmHg. Essa doença afeta aproximadamente 70 milhões de pessoas nos EUA e aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Essa enfermidade, muitas vezes silenciosa, pode levar a complicações, das quais se pode destacar o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a insuficiência renal crônica e a insuficiência cardíaca. Estudos tem demonstrado que a atenção farmacêutica pode auxiliar na obtenção de resultados clínicos importantes, como a redução da pressão arterial, bem como redução dos problemas farmacoterapêuticos. Apesar desses estudos, uma serie de questões ainda podem ser levantadas, como por exemplo, o custo-benefício de implantação e manutenção de um serviço de atenção farmacêutica, será que o serviço pode gerar diminuição de custos para SUS? E quais pacientes devem ser selecionados para participar de um serviço de atenção farmacêutica? Diante do exposto, o presente estudo tem como finalidade criar e avaliar um instrumento de seleção de pacientes para receberem a Atenção Farmacêutica. Ressalta-se ainda que, durante o processo de avaliação desse instrumento, será realizado o monitoramento dos resultados clínicos, sociais e econômicos da Atenção Farmacêutica prestada aos pacientes portadores de HAS.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA GIROLINETO, BEATRIZ MARIA; DE OLIVEIRA, ALAN MAICON; ROSA FREATO GONCALVES, ANA MARIA; DE ALMEIDA CAMPOS, MARILIA SILVEIRA; LEIRA PEREIRA, LEONARDO REGIS. INSAF-HAS: a tool to select patients with hypertension for pharmaceutical care. Einstein (São Paulo), v. 18, 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIROLINETO, Beatriz Maria Pereira. Desenvolvimento e avaliação do INSAF-HAS: um formulário de seleção de pacientes para inserção em um serviço de atenção farmacêutica. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.