Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil da expressão de miRNAs durante a etapa de promoção da hepatocarcinogênese química em ratos tratados ou não com beta-ionona (Bi)

Processo: 11/03132-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Fernando Salvador Moreno
Beneficiário:Kelly Silva Furtado
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):MicroRNAs   Quimioprevenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:beta ionona | hepatocarcinogênese química | MicroRNAs | Nutrição | Quimioprevenção | quimioprevenção

Resumo

O câncer é uma das doenças crônicas de maior mortalidade e morbidade no Brasil e no mundo, o que pode ser atribuído ao diagnóstico tardio e dificuldades no tratamento. Dessa forma, tem-se investido muito em pesquisas que visam buscar agentes preventivos, dentre eles os naturais, contra o desenvolvimento ou progressão das diferentes neoplasias humanas, incluindo as hepáticas. Estudos prévios indicam potencial quimiopreventivo do isoprenóide beta-ionona (BI) na hepatocarcinogênese química em ratos; entretanto, os mecanismos desta prevenção ainda não foram completamente esclarecidos. Portanto, este projeto visará analisar a expressão de miRNAs durante a promoção da hepatocarcinogênese química induzida no modelo do Hepatócito Resistente (HR) em ratos Wistar tratados ou não com BI. Para tanto, serão utilizados 24 animais distribuídos em três grupos (controle negativo, controle submetido ao modelo do HR e submetido ao modelo HR e tratado com 16mg/100g p.c. de BI) e eutanasiados 10 semanas após o início do tratamento. Os fígados serão coletados, congelados a -80º C e, posteriormente submetidos a técnica de microdissecção para a separação de lesões pré-neoplásicas (LPN) persistentes das em remodelação, área circundante e tecido normal, das quais serão extraídos os RNAs a serem utilizados na técnica de RT-qPCR para análise de miRNAs e de seus RNAm alvos. Os resultados serão submetidos a análise estatística com nível de significância de 5%. Com os dados obtidos pretende-se contribuir com as pesquisas dos mecanismos de ação da BI para que, futuramente, venha a ser utilizada em ensaios clínicos e, posteriormente, na prevenção e/ou tratamento de neoplasias hepáticas, assim como em estudos posteriores de doenças relacionadas à nutrição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)