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Práticas Educativas Parentais e sua relação com problemas de comportamento internalizantes.

Processo: 11/03735-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Priscila Meireles Guidugli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Desenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | habilidades sociais | habilidades sociais educativas parentais | prevenção de problemas de comportamento | Habilidades Sociais

Resumo

Muitos estudos apontam que problemas de comportamento e habilidades sociais educativas parentais são variáveis que estão diretamente relacionadas. O manejo inefetivo dos pais pode levar a sérios problemas de comportamento, promovendo falhas no desenvolvimento de comportamentos sociais positivos e comunicativos da criança. Famílias que estimulam comportamentos socialmente habilidosos por meio de disciplina consistente, interação positiva e supervisão das atividades das crianças, parecem favorecer o desenvolvimento social e cognitivo de seus filhos. Para uma efetiva intervenção é recomendado caracterizar o repertório de mães e das crianças de diferentes idades, a fim de permitir a elaboração de estratégias mais condizentes com a população atendida. Nesse contexto o estudo das habilidades sociais educativas parentais se reveste de importância por promoverem o desenvolvimento e a aprendizagem dos filhos nas situações de interação. O campo teórico-prático do Treinamento de Habilidades Sociais e o referencial da Análise do Comportamento podem fundamentar tais estudos. No entanto, poucos são os estudos que buscam caracterizar o perfil das práticas educativas para crianças com problemas internalizantes. Objetiva-se, neste estudo, estudar Habilidades Sociais Educativas Parentais e práticas parentais na relação com crianças com problemas de comportamento internalizantes. Serão participantes em torno de 50 mães/cuidadoras de crianças do ensino fundamental a partir de dois instrumentos: a) Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P); b) Child Behavior Checklist" - Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência (CBCL). Os dados serão tratados por análises uni e multivariadas na comparação de diferentes grupos.

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