Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos matemáticos e abordagem qualitativa na formação inicial do professor de matemática

Processo: 11/05993-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sueli Liberatti Javaroni
Beneficiário:Karen Rocha Coelho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores   Geometria   Modelos matemáticos   Equações diferenciais ordinárias   Tecnologias da informação e comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Geométrica | atividades investigativas | formação de professor | modelagem matematica | Tecnologias Da Informação E Comunicação | Educação Matemática

Resumo

Esta proposta de pesquisa é parte integrante da pesquisa intitulada "Modelos Matemáticos e Abordagem Qualitativa: uma possibilidade de ensino e aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias", em desenvolvimento, com recursos contemplados junto ao Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES Nº02/2010, sob coordenação da professora doutora Sueli Liberatti Javaroni. Tal pesquisa tem por objetivo principal analisar as possibilidades de ensino e aprendizagem de introdução às equações diferenciais ordinárias, a partir da abordagem qualitativa de modelos matemáticos, auxiliadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Portanto, pretende-se revisar as atividades já elaboradas, reelaborar e propor novas atividades, utilizando-se de softwares geométricos e/ou algébricos, privilegiando a abordagem qualitativa e o estudo de modelos clássicos da literatura com o intuito de propiciar a formação complementar à discente enfatizando a utilização das tecnologias informáticas (TI) na exploração de conteúdos matemáticos. O objetivo da pesquisa é desenvolver atividades investigativas acerca de alguns modelos matemáticos, utilizando-se de softwares geométricos e algébricos, explorando assim o conteúdo de equações diferenciais ordinárias. Ainda, como um objetivo secundário pretende-se ao final desse projeto elaborar uma apostila do referido conteúdo com o propósito de elaborar uma proposta de introdução ao estudo de equações diferenciais ordinárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)