Busca avançada
Ano de início
Entree

Rompendo as amarras: uma análise sociológica do seriado Lost

Processo: 11/08738-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Mauro Luiz Rovai
Beneficiário:Jorge Henrique Fugimoto
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Civilização   Sociedade   Indivíduo   Seriado (gênero)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Civilização | indivíduo | Lost | Seriado de televisao | Sociologia | Sociologia

Resumo

Pretende-se utilizar o seriado de televisão Lost para uma análise da relação entre imagem e sociabilidade contemporânea, tendo como foco os temas indivíduo, sociedade e civilização, clássicos nas Ciências Sociais. Produzido nos Estados Unidos e criado por Jeffrey Lieber, J. J. Abrams e Damon Lindelof, Lost foi exibido pela 1ª vez em 22 de setembro de 2004 pela rede americana de televisão ABC e teve uma média de 15,5 milhões de telespectadores, obteve um sucesso mundial devido, principalmente, à internet. Este sucesso chamou atenção de estudos em diversas áreas, desde a Comunicação até a Filosofia. Almeja-se trazer o debate para as Ciências Sociais, discutindo as novas produções televisivas, que apoiadas na velocidade de transmissão e na globalização propiciadas pela Internet, atingem cada vez mais pessoas no mundo todo. A análise privilegiará a maneira como certas situações são construídas nos episódios da 1ª temporada, considerando, de um lado, os recursos expressivos do audiovisual (como sons, imagens, cores, velocidade de edição, construção de personagens, etc.) e, de outro lado, o modo como certas noções de fundo sociológico são trabalhadas no interior da trama, como, por exemplo, os conceitos de indivíduo, sociedade e civilização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)