Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmo evolutivo multiobjetivo e representação nó-profundidade para reconfiguração de redes em sistemas de distribuição de energia elétrica

Processo: 11/04714-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Joao Bosco Augusto London Junior
Beneficiário:Leandro Tolomeu Marques
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Distribuição de energia elétrica   Algoritmos evolutivos   Otimização multiobjetivo   Reconfiguração de redes de distribuição

Resumo

Embora já tenha sido alvo de inúmeras pesquisas científicas, o problema de reconfiguração de redes em sistemas de distribuição radiais (SDRs) representa ainda um desafio para os pesquisadores e profissionais da área. Isto porque, devido à grande quantidade de variáveis envolvidas no problema e à dimensão dos SDRs, as metodologias desenvolvidas exigem diversas simplificações que visam a uma redução no espaço de busca. Normalmente não consideram todas as variáveis do problema, fazendo uso de representações simplificadas dos SDRs, desprezando parte dos seus barramentos e chaves. Dessa forma, ficam comprometidos os resultados obtidos através dessas metodologias. Vale destacar ainda que, com o desenvolvimento e implementação das redes inteligentes (smart grids), os procedimentos para reconfiguração de redes tornar-se-ão mais eficientes, o que vai possibilitar uma melhoria significativa nos índices de continuidade de fornecimento de energia elétrica. Dessa forma, as metodologias para reconfiguração de redes devem considerar a possibilidade de utilização das potencialidades das redes inteligentes. Face ao exposto, propõem-se o desenvolvimento e implementação de uma metodologia para reconfiguração de redes, que não exigirá simplificações na modelagem dos SDRs, considerando todas as variáveis envolvidas no problema, permitindo ainda a utilização das potencialidades das redes inteligentes, dando prioridade às chaves controladas remotamente. Para aplicação em tempo real, foco principal deste projeto de pesquisa, a metodologia proposta deverá permitir a obtenção de planos de restabelecimento de energia, em situações de uma ou múltiplas faltas permanentes. Para operação normal, deverá propiciar redução de perdas e regulação de tensão. Tendo em vista tratar-se de um problema com diversos objetivos, alguns dos quais conflitantes, para desenvolver a metodologia proposta utilizar-se-á algoritmos evolutivos multiobjetivos. Para obtenção de uma metodologia computacionalmente eficiente, a topologia elétrica dos SDRs será representada computacionalmente através de uma nova estrutura de dados, baseada no conceito de grafos, denominada Representação Nó-Profundidade (RNP). Deve-se ressaltar que pesquisas recentes, desenvolvidas pelos pesquisadores proponente deste projeto, demonstram que a utilização de algoritmos evolutivos multiobjetivos, juntamente com a RNP, possibilita o tratamento de problemas de reconfiguração de redes, de forma bastante eficiente, sem a exigência de simplificações na modelagem dos sistemas em análise. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, LEANDRO TOLOMEU; DELBEM, ALEXANDRE CLAUDIO B.; BOSCO AUGUSTO LONDON, JR., JOAO. Service Restoration With Prioritization of Customers and Switches and Determination of Switching Sequence. IEEE TRANSACTIONS ON SMART GRID, v. 9, n. 3, p. 2359-2370, MAY 2018. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Leandro Tolomeu. Restabelecimento de energia por reconfiguração de redes em sistemas de distribuição de grande porte com priorização de chaves, consumidores e definição de sequência de chaveamento. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.