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O relacionamento colaborativo como instrumento de criação de valor: um estudo no setor químico

Processo: 11/05100-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Luiz Artur Ledur Brito
Beneficiário:Fábio Viard de Campos da Silva Tescari
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Competitividade   Relações de trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cooperação com clientes e fornecedores | Criação de valor | Relacionamentos colaborativos | Gestão de Operações e Competitividade

Resumo

A criação de valor na cadeia de suprimentos, por meio de relacionamentos colaborativos entre comprador e fornecedor, tem sido objeto de pesquisa em áreas como operações, marketing e estratégia. Apesar do interesse, os estudos representam um desafio face às múltiplas formas de definição do que é um relacionamento colaborativo e às múltiplas formas de se avaliar seus potenciais benefícios. Outra limitação frequente é a análise de apenas uma das perspectivas (comprador ou fornecedor) em vez da díade. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal determinar que tipo de colaboração entre fornecedores e clientes leva à criação de valor. Uma survey será conduzida junto a empresas químicas com operação no Brasil, associadas à ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), e estendida a seus clientes, com vistas a analisar-se as díades. Em uma abordagem preliminar, a medida de colaboração terá um caráter multidimensional. O valor criado utilizará o conceito de disposição a pagar menos custo de oportunidade do fornecedor, oferecendo uma abordagem mais abrangente que apenas medidas diretas de desempenho. Quanto à análise dos resultados, pretende-se utilizar o método de regressão múltipla para investigar a influência da dimensão relacionamento colaborativo na criação de valor. (AU)

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