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Como os relacionamentos colaborativos com fornecedores e clientes podem criar valor?

Processo: 11/04563-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Luiz Artur Ledur Brito
Beneficiário:Aline Rodrigues Fernandes
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Competitividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criação de valor | Relacionamentos colaborativos | Relational View of Strategy | Gestão de Operações e Competitividade

Resumo

Os relacionamentos colaborativos entre clientes e fornecedores podem gerar benefícios e até mesmo vantagem competitiva para as empresas focais. No entanto, ainda há uma indefinição quanto ao que sejam estes benefícios, suas formas de medição e aos processos e teorias que podem explicar o seu surgimento. O presente estudo objetiva identificar, descrever e interpretar os mecanismos de criação de valor através dos relacionamentos colaborativos com fornecedores e clientes, no setor de embalagens brasileiro. A visão relacional da estratégia, que propõe a existência de recursos relacionais com potencial de gerarem vantagem competitiva será o principal fundamento teórico. Os recursos relacionais com este potencial derivam de relacionamentos com de especificidade de ativos, compartilhamento de conhecimento, complementaridade e governança eficaz. Esta pesquisa pretende integrar esta abordagem com o conceito de valor criado pela empresa (definido como a diferença entre a disposição a pagar dos clientes e o custo de oportunidade dos fornecedores). Esta definição de valor tem sido a base conceitual para a emergente definição de vantagem competitiva em estratégia. Esta fundamentação conceitual representa uma das principais contribuições do trabalho na área de Operações. Numa abordagem qualitativa, serão estudados dois casos polares do setor de embalagens brasileiro. A coleta de dados envolverá entrevistas, observação e pesquisa documental e a análise será feita através da técnica de análise de conteúdo. (AU)

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