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Estágio supervisionado em programas especiais de formação de professores em serviço: o lugar da prática de ensino na formação de professores experientes no magistério

Processo: 10/13603-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Flavia Medeiros Sarti
Beneficiário:Andréia Lopes Pacheco Vasques
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/54746-5 - Programas especiais de formação de professores, educação a distância e escolarização: pesquisas sobre novos modelos de formação em serviço, AP.TEM
Assunto(s):Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estágio Supervisionado | Formação de professores em serviço | Prática de Ensino | programas especiais | Formação de Professores

Resumo

A pesquisa focaliza o estágio supervisionado de prática de ensino em Programas Especiais de formação docente, que surgem no âmbito do movimento de universitarização docente pós LDBEN (1996) e são destinados exclusivamente a professores em serviço. A investigação integra o Projeto Temático FAPESP "Programas especiais de formação de professores, educação a distância e escolarização: pesquisas sobre novos modelos de formação em serviço" e elege como referencial empírico programas realizados no Estado de São Paulo (PEC - Formação Universitária, Pedagogia Cidadã, PROESF) e, ainda, o curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela UNIVESP que, inicialmente, a exemplo dos programas especiais, dirige-se a professores em exercício. Objetiva-se caracterizar o papel que o estágio supervisionado de prática de ensino assume na formação de professores experientes no magistério e que, pressupõe-se, já tenham estruturado um habitus (BOURDIEU, 2009 [1980]) ligado à docência. Pretende-se mais especificamente: identificar as maneiras pelas quais esses estágios são organizados, que atividades prevêem, que lugar conferem à experiência docente dos alunos do programa e que concepções de estágio supervisionado e de formação de professores lhes oferecem sustentação. O estudo será realizado sob uma abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos relativos aos programas focalizados e de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com diversos sujeitos, especialmente aqueles mais diretamente envolvidos com os estágios nesses programas (tutores, orientadores e coordenadores). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VASQUES, Andréia Lopes Pacheco. Estágio supervisionado na formação docente em serviço: do 'aproveitamento' da prática à tentativa de reinventar os professores. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.