Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao, isolamento e identificacao de compostos com atividade antioxidante de abacates das cultivares hass e fuerte.

Processo: 10/52671-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Severino Matias de Alencar
Beneficiário:Maria Augusta Tremocoldi
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Abacate   Compostos fenólicos   Antioxidantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abacate | Atividade Antioxidante | Compostos Fenolicos | Isolamento De Compostos

Resumo

As frutas são alimentos importantes na dieta, visto que seu consumo está associado à prevenção de algumas doenças crônicas não transmissíveis. São fontes importantes de substâncias nutricionais e apresentam em sua constituição compostos com características funcionais, podendo ser apontadas como boas fontes de antioxidantes naturais. O abacate é uma fruta tropical com características nutricionais e organolépticas atrativas, destacando- se a quantidade de lipídeos com alto teor de ácidos graxos insaturados que trazem benefícios à saúde. Porém, muito pouco se sabe sobre sua composição fenólica e propriedades antioxidantes, conforme a literatura científica. Por ser uma fonte de ácidos graxos poli-insaturados, esta fruta deve possuir uma grande variedade de antioxidantes, dentre os quais compostos fenólicos, para proteção e integridade do óleo contra oxidação. Os antioxidantes possuem vasta aplicação industrial, podendo ser utilizado na indústria de alimentos, que se beneficiaria da aplicação de substâncias naturais em substituição às sintéticas, tais quais são empregadas atualmente. Portanto o objetivo desse trabalho será caracterizar, isolar e identificar substâncias com atividade antioxidante da casca, semente e polpa de abacates das cultivares 'Hass' e 'Fuerte'. Espera-se que os resultados gerados por este trabalho sirvam de subsídios à indústria de alimentos para a utilização de antioxidantes naturais em substituição aos sintéticos, resultando em benefícios à saúde humana e ao mesmo tempo, colaborando para a diminuição do descarte destes resíduos ao meio ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ÉRICA REGINA DAIUTO; MARIA AUGUSTA TREMOCOLDI; SEVERINO MATIAS DE ALENCAR; ROGÉRIO LOPES VIEITES; PHILLIP HERBEST MINARELLI. Composição química e atividade antioxidante da polpa e resíduos de abacate 'Hass'. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 36, n. 2, p. 417-424, . (10/52671-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TREMOCOLDI, Maria Augusta. Caracterização, isolamento e identificação de compostos com atividade antioxidante de abacates das cultivares Hass e Fuerte. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.