Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de programação quadrática convexa esparsa e suas aplicações em projeções em poliedros

Processo: 11/04289-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Marina Andretta
Beneficiário:Jeinny Maria Peralta Polo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Programação não linear   Programação quadrática

Resumo

O problema de minimização com restrições lineares é importante, não apenas pelo problema em si, que surge em várias áreas, mas também por ser utilizado como subproblema de problemas mais gerais, como o de programação não-linear. Em [M. Andretta, E. G. Birgin e J. M. Martínez. Partial spectral projected gradient method with active-set strategy for linearly constrained optimization. Numerical Algorithms 53, pp. 23-52, 2010] foi apresentado um método eficiente para minimização com restrições lineares para problemas de pequeno e médio porte chamado GENLIN. Para que seja possível a implementação de um método similar para grande porte, é necessário ter um método eficiente, também para grande porte, para projeção de pontos no conjunto de restrições lineares. O problema de projeção em um conjunto de restrições lineares pode ser escrito como um problema de programação quadrática convexa. O objetivo deste trabalho é estudar e implementar métodos esparsos para resolução de problemas de programação quadrática convexa, em particular o clássico método Moré-Toraldo, comparar o desempenho dos métodos na resolução de problemas de projeção em restrições lineares e adaptar GENLIN para que sua projeção possa ser esparsa (quando for conveniente). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POLO, Jeinny Maria Peralta. Métodos de programação quadrática convexa esparsa e suas aplicações em projeções em poliedros. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.