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Diferenças entre meninos e meninas quanto às taxas e aos indicadores de rejeição social

Processo: 11/10600-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Márcia Helena da Silva Melo
Beneficiário:Sarah Izbicki
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação sociométrica | crianças | Rejeição social | Avaliação psicológica

Resumo

A percepção dos colegas se mostra como um relevante fator para o desenvolvimento do indivíduo, sendo a aceitação e a rejeição por parte deles indicadores importantes do sucesso desse desenvolvimento. É fundamental identificar o status sociométrico da criança, pois ele é um reflexo da percepção de seus colegas. A avaliação sociométrica por nomeação é o procedimento mais utilizado na investigação desse status. Ela per-mite categorizar a criança em um dos seguintes grupos: popular, rejeitada, negligenci-ada, controversa ou mediana. Dada a alta incidência de crianças rejeitadas e das con-seqüências negativas desse status social (como delinqüência juvenil, uso de drogas, evasão escolar), estudos referentes às especificidades desse status são fundamentais. Neste contexto, a presente pesquisa propõe apresentar um quadro descritivo mais preciso dos dados referentes às taxas e aos indicadores de rejeição entre pares, tendo como objetivo geral analisar as diferenças entre meninos e meninas com relação a estes aspectos e, como objetivos específicos, avaliar: 1) dentre os meninos rejeitados, quantos e por que são nomeados negativamente por a) meninos e b) meninas e 2) dentre as meninas rejeitadas, quantas e por que são nomeadas negativamente por a) meninas e b) meninos. Para tanto, será realizada a entrevista sociométrica por nomeação em aproximadamente 250 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Espera-se que os resultados obtidos auxiliem no delineamento de intervenções futuras que promovam uma maior integração entre os membros do grupo infantil e reduza o número de crianças rejeitadas por seus colegas.

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