Busca avançada
Ano de início
Entree

Política de implantação das salas de recursos multifuncionais em um município no oeste paulista

Processo: 11/04915-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Cicera Aparecida Lima Malheiro
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atendimento educacional especializado | Educação Especial | Formação de Professores em Educação Especial | Política Pública de Educação Inclusiva | Sala de Recurso Multifuncional | Educação Especial

Resumo

De 2000 para 2009, o Censo registrou um aumento de 81.695 para 387.031 matriculas de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no ensino regular. Quanto ao total de matriculas (escola especial e ensino regular) de 2009 (638.718), 45% são no âmbito municipal. Para apoiar a escolarização dos alunos com NEEs em classes comuns o programa de implementação de salas de recursos multifuncionais (SRMs) distribuiu até o ano de 2010, por volta de 15. 000 dessas salas em todo o território nacional, ficando sob a responsabilidade dos municípios 10.677 SRMs. Embora se observe que quantitativamente o serviço de apoio atendimento educacional especializado (AEE) esta sendo ampliado acompanhando o aumento da demanda de matriculas, questiona-se a forma que estes serviços estão sendo desenvolvidos nas escolas do ensino regular. O objetivo do presente estudo consiste em avaliar os limites e as possibilidades do AEE que está sendo desenvolvido nas SRMs de uma cidade do Oeste Paulista. A abordagem metodológica será baseada na pesquisa colaborativa, tendo como participantes uma coordenadora pedagógica de educação especial e oito professoras de SRMs do município. O estudo será desenvolvido em duas etapas procedimentais: etapa preliminar e etapa de intervenção colaborativa, envolvendo a realização de encontros sistemáticos com os participantes. Os dados serão coletados nas entrevistas e encontros, através de gravações, fotos e diários de campo, e serão tratados por meio da técnica análise de conteúdo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)