Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação política: sentidos e significados atribuídos por membros do setor de educação de um assentamento rural

Processo: 11/04042-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Leandro Amorim Rosa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/06615-4 - Gramsci e a psicologia histórico-cultural: aprofundamento teórico-metodológico a partir dos conceitos de práxis, hegemonia e senso comum, BE.EP.MS
Assunto(s):Psicologia política   Participação política   Assentamento rural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:assentamento rural | Participação Política | subjetividade | psicologia política

Resumo

A psicologia tem dado significativa contribuição para o estudo dos fenômenos ligados à política, sendo a participação política, mais especificamente, um dos principais objetos de pesquisa da chamada psicologia política. Os referenciais que abordam tal temática, via de regra, têm privilegiado os processos e os fatores implicados na participação política. O presente projeto tem como foco de interesse compreender esse processo a partir das perspectivas dos sujeitos e das tensões por eles vivenciadas. Apoiado no referencial vygotskyano, em articulação com a teoria gramsciana, objetiva-se estudar os sentidos e significados sobre participação política atribuídos por sujeitos do setor de educação de um assentamento rural vinculado a um movimento de luta pela reforma agrária. Participarão da pesquisa cinco (5) sujeitos. Serão priorizados participantes envolvidos com as ações voltadas para a infância no assentamento. Os dados serão coletados por meio de entrevistas individuais, análise de materiais produzidos pelos sujeitos e observações de atividades que envolvam o setor de educação do assentamento. Como categorias a serem abordadas durante a análise estão: os sentidos atribuídos pelos sujeitos a sua participação política; como percebem a sua entrada no movimento social, bem como no setor de educação do movimento; mudanças (subjetivas e objetivas) que atribuem a sua participação; que significados atribuem à participação das crianças e dos jovens no assentamento e no movimento. Na fase de tratamento do material, a partir dos conteúdos concretos, é possível que tais tópicos sejam revistos e outros acrescentados. Pretende-se contribuir com o entendimento sobre a participação política a partir da concretude de sujeitos que tomam esse processo como elemento central de suas vivências e de suas ações educativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEANDRO AMORIM ROSA; ANA PAULA SOARES DA SILVA. SUJEITO POLÍTICO DRAMÁTICO: MUDANÇAS VIVENCIADAS POR UMA MILITANTE DO MST. Psicologia & Sociedade, v. 27, n. 1, p. 47-57, . (11/04042-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Leandro Amorim. Participação política: sentidos e significados atribuídos por membros do setor de educação de um assentamento rural. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.