Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de habilidades top-down em testes de processamento auditivo

Processo: 11/06439-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristina Ferraz Borges Murphy
Beneficiário:Renata La Torre
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento auditivo central   Memória auditiva   Atenção (processos psicológicos)   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção | memória | Processamento Auditivo | Audiologia

Resumo

Pesquisas mostram que a Alteração de Processamento Auditivo geralmente apresenta-se de forma concomitante a outras alterações como TDAH e dislexia. Mas não há um consenso sobre de que forma as habilidades do processamento auditivo e estas habilidades mais globais como atenção, e linguagem se relacionam. Uma das hipóteses é a de que esta dificuldade em se estabelecer esta relação possa ser causada pela heterogeneidade dos grupos estudados e pela diferença entre os grupos formados em cada pesquisa, já que não há uma forma de diagnóstico padrão para estas alterações. Para estudar esta questão, sem a influência das variações presentes entre os grupos, na pesquisa atual, esta relação será estudada por meio de um grupo formado por crianças sem alterações. Assim, o objetivo da pesquisa em questão, é investigar a influência de habilidades de memória, atenção e linguagem, em vários testes de processamento auditivo, em crianças com desenvolvimento considerado "típico". A hipótese é a de que exista uma correlação específica entre habilidades consideradas "top-down" e determinados testes de Processamento Auditivo aplicados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)