Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do gene codificante da subunidade alpha do canal de cloro (GluClalpha) possivelmente associado à resistência às lactonas macrocíclicas em Cochliomyia hominivorax (Diptera: Calliphoridae)

Processo: 11/01030-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Ana Maria Lima de Azeredo-Espin
Beneficiário:Alberto Moura Mendes Lopes
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular   Lactonas

Resumo

O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, sendo este um dos setores de geração de renda mais importantes para o país. As infestações por ecto e endoparasitas estão entre os principais problemas que levam à diminuição da produtividade. Dentre eles, a Cochliomyia hominivorax (Coquerel), conhecida como mosca-da-bicheira, destaca-se como uma das principais causadoras de miíases, gerando prejuízos de aproximadamente US$ 150 milhões/ano ao país. Produtos sistêmicos como as lactonas macrocíclicas, ativadoras do canal de cloro (GluCl±), vêm sendo utilizados intensivamente como medida preventiva e de tratamento nas infestações por C. hominivorax em diversos parasitas, e a intensa/prolongada utilização das macrolactonas tem levado ao surgimento da resistência a tais produtos. A identificação dos mecanismos moleculares da resistência às macrolactonas em outras espécies indica a ocorrência de possíveis alterações no canal de cloro associados à resistência em C. hominivorax. Utilizando-se de seqüências do canal de cloro de outras espécies, previamente depositadas no banco de dados, além de sequências obtidas na caracterização do transcriptoma de C. hominivorax, o objetivo deste projeto é amplificar e seqüenciar a região codificante do gene do canal de cloro (GluCl±) em C. hominivorax. Além disso, serão comparadas as seqüências de indivíduos resistentes e suscetíveis às macrolactonas visando à identificação da(s) mutação(ões) que confere(m) resistência à tais produtos e, consequentemente, o diagnóstico molecular da resistência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES LOPES, ALBERTO MOURA; DE CARVALHO, RENATO ASSIS; LIMA DE AZEREDO-ESPIN, ANA MARIA. Glutamate-gated chloride channel subunit cDNA sequencing of Cochliomyia hominivorax (Diptera: Calliphoridae): cDNA variants and polymorphisms. INVERTEBRATE NEUROSCIENCE, v. 14, n. 2, p. 137-146, SEP 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.