Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização do gene codificante da subunidade alpha do canal de cloreto (GluCl alpha) possivelmente associado à resistência às lactonas macrocíclicas em Cochliomyia hominivorax(Diptera: Calliphoridae)

Texto completo
Autor(es):
Alberto Moura Mendes Lopes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Maria Lima de Azeredo Espin; Gustavo Adolfo Sabatini; Karina Lucas Silva Brandão
Orientador: Ana Maria Lima de Azeredo Espin
Resumo

O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, sendo este um dos setores de geração de renda mais importantes para o país. As infestações por ecto e endoparasitas estão entre os principais problemas que levam à diminuição da produtividade. Dentre eles, a Cochliomyia hominivorax (Coquerel), conhecida como mosca-da-bicheira, destaca-se como uma das principais causadoras de miíases, gerando prejuízos de aproximadamente US$ 1,7 bilhões/ano ao país. Produtos sistêmicos como as lactonas macrocíclicas/macrolactonas, ativadoras, dentre outros, do canal de cloreto (GLUCL?), vêm sendo utilizados intensivamente como medida preventiva e de tratamento nas infestações por C. hominivorax e diversos parasitas, e a intensa/prolongada utilização das lactonas macrocíclicas tem levado ao surgimento da resistência a tais produtos. A identificação dos mecanismos moleculares da resistência às lactonas macrocíclicas em outras espécies indica a ocorrência de possíveis alterações no canal de cloreto associados à resistência em C. hominivorax. Utilizando-se de sequências do canal de cloreto de outras espécies, previamente depositadas no banco de dados, além de sequências obtidas na caracterização do transcriptoma de C. hominivorax, o objetivo deste projeto é amplificar e sequenciar a região codificante do gene da subunidade desse canal de cloreto dependente de L-glutamato (GluCl?) em C. hominivorax. Além disso, serão comparadas as sequências de indivíduos resistentes e suscetíveis às macrolactonas visando à identificação da(s) mutação (ões) que confere(m) resistência a tais produtos e, consequentemente, o diagnóstico molecular da resistência (AU)

Processo FAPESP: 11/01030-5 - Caracterização do gene codificante da subunidade alpha do canal de cloro (GluClalpha) possivelmente associado à resistência às lactonas macrocíclicas em Cochliomyia hominivorax (Diptera: Calliphoridae)
Beneficiário:Alberto Moura Mendes Lopes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado