Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento do radiofármaco 18F-acetato para a detecção de tumores primários através do PET-CT

Processo: 11/03138-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:João Alberto Osso Júnior
Beneficiário:Larissa Gomes de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Medicina nuclear   Radiofarmacologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:radiofármaco | tumores primários | 18F-FAc | Medicina Nuclear

Resumo

Os sistemas PET-CT(Positron Emission Tomography - Computed Tomography) necessitam de radiofármacos emissores de pósitrons, dentre eles o utilizado no Brasil é o 18F-FDG (fluordesoxiglicose) com principal utilização em estudos oncológicos, baseando-se no fato das células tumorais serem altamente glicolíticas. O câncer de próstata possui baixo crescimento e baixa atividade metabólica dependente de glicose, portanto o método de diagnóstico é ultrassonografia e a avaliação dos níveis de PSA (antígeno prostático específico). O 18F-FDG sofre eliminação renal, dificultando a visualização dessa região. É um câncer que apresenta aumento do metabolismo lipídico, inclusive em fases iniciais da doença, fato que aumentou os estudos com o 18F-FAc (fluoroacetato). O diagnóstico primário do câncer de mama é feito pela mamografia que, apesar de ter alta sensibilidade, possui baixo valor positivo para a malignidade. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um radiofármaco emissor de pósitron (18F-FAc) para detecção de tumores primários de mama e próstata, o 18F-FAc de sódio. O radiofármaco 18F-FAc é utilizado em estudos de metabolismo do miocárdio, cerebral e na detecção de tumores com baixa captação de glicose, além de ter insignificante eliminação renal. O 18F-FAc será sintetizado em módulo automatizado, utilizando o O-mesil-glicolato de etila como precursor. A solução final será purificada por uma membrana de 0,22¼m (Millipore), seguida pelos controles radionuclídico e químico do 18F-, controles radioquímico, químico, de pirogênico/esterilidade, radionuclídico, estabilidade e estudos em animais do 18F-FAc. O Hospital AC-Camargo de São Paulo assinou um convênio com o IPEN para que esse desenvolvimento ocorra e seja rapidamente utilizado pela classe médica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Larissa Gomes de. Desenvolvimento do radiofármaco 18F-acetato para a detecção de tumores primários através do PET/CT. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/BT) São Paulo.