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Estética e política das representações do popular no cinema brasileiro

Processo: 11/50398-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Waldenyr Caldas
Beneficiário:Ana Daniela de Souza Gillone
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Política econômica   Classe social   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | Cinema Contemporaneo | Cinema E Politica | Classes Populares | Identidade | Politica E Cotidiano

Resumo

As representações das classes populares estão eminentemente presentes na filmografia brasileira recente. Construídas com estética realista, expondo contextos do cotidiano marcado pela desigualdade econômica e a criminalidade, tanto no mundo rural como urbano do país, essas representações permitem um aprofundamento das questões sobre a atuação política do novo cinema brasileiro, que surgiu com a retomada em meados da década de 1990. A atuação política do cinema nacional em sua comunicação com o público e sua influência na construção de valores da sociedade brasileira problematizam questões sobre a própria identidade e a construção política desse fazer cinematográfico. Para entender os conflitos que surgem a partir das abordagens das identidades e o sentido da política que o cinema nacional representa recorremos às teorias de análise da cultura, da comunicação e das relações sociais contemporâneas. Entender os conflitos postos pelo cinema, tratar aspectos determinados pela tensão que se arma entre a produção do autor, o ambiente em que se realiza, o mundo simbólico e o espectador pode ser um significativo fator de emulação do conhecimento crítico para a sociedade. Contribuir para o amadurecimento do debate sobre o cinema, fomentar a produção autoral e dar subsídios para formular políticas sociais públicas adequadas para essa realidade, exige conhecer todos esses aspectos, principalmente no seu aspecto mais importante: a atuação política do cinema brasileiro com seu público. (AU)

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