Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da interface de adaptação de diferentes materiais obturadores resinos

Processo: 11/05332-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Marco Antonio Hungaro Duarte
Beneficiário:Marcelo de Morais Vitoriano
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais dentários   Obturação do canal radicular   Microscopia confocal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Endodontia | Materiais Dentários | microscopia confocal | Obturação do canal radicular | Endodontia

Resumo

Avaliando microscopicamente a interface de adaptação entre cimento e dentina no interior do canal radicular, pretende-se identificar o nível de vedamento proporcionado por diferentes materiais obturadores resinosos. Serão selecionadas 60 raízes de dentes uniradiculados, raízes retilíneas, com anatomia circular ou ovalada, ápices completos, obtidos por meio de doação feita por Cirurgião Dentistas e, consentidos seu emprego em pesquisas pelo paciente. Posteriormente as raízes serão divididas randomicamente em três grupos de acordo com o sistema de obturação empregado: Grupo 1 - Guta-percha + cimento AHPlus; Grupo 2 - Epiphany + Resilon; Grupo 3 - Sistema obturador Smart-seal. Em seguida cada espécime receberá um corte tranversal com 0,5mm de espessura, com disco diamantado, em máquina de corte de tecido duro (Isomet®) sob abundante irrigação. Após a realização dos cortes, as fatias a 2mm, 4mm, 6mm e 8mm serão analisadas em esteriomicroscópio, observando-se a área de adaptação cimento-dentina. As imagens obtidas serão analisadas pelo software de medida de área Image Tool 3.0®, em que as imagens serão devidamente calibradas. Os resultados apontados pelo programa de computador serão compilados em uma planilha e analisados pelos testes estatísticos para determinação da segurança científica dos resultados alcançados e para determinação de possíveis diferenças entre os grupos e/ou terços analisados. Serão selecionados os testes estatísticos não-paramétricos de Kruskall-Wallis e de Miller (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VITORIANO, Marcelo de Morais. Análise da interface de adaptação de diferentes materias obturadores resinosos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.