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O processo de projeto de um edifício com certificado de sustentabilidade: metodologias para avaliação de projeto de edifícios escolares públicos, com ênfase no conforto térmico e lumínico e na satisfação do usuário

Processo: 11/10849-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Sheila Walbe Ornstein
Beneficiário:Pedro Sávio Jobim Pinheiro
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação pós-ocupação   Avaliação de desempenho   Conforto térmico   Conforto luminoso   Escolas (arquitetura)   Simulação por computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação pós-ocupação | Certificado de Sustentabilidade | Conforto térmico e luminoso | edifícios escolares | gestão do processo de projeto | Satisfação do usuário | Avaliação de desempenho

Resumo

O presente projeto de Iniciação Científica se propõe a desenvolver uma avaliação comparativa, do ponto de vista do conforto térmico e lumínico do usuário, entre os novos projetos de edifícios escolares certificados com o selo AQUA de sustentabilidade (http://www.processoaqua.com.br/), no estado de São Paulo, sob responsabilidade da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), e os projetos de edifícios escolares convencionais, também realizados pela FDE recentemente. Essa avaliação de projeto terá como procedimento metodológico a adoção de dois processos distintos e que muitas vezes, não são adotados em conjunto para o desenvolvimento de projetos: a simulação virtual e a utilização de um banco de dados contemplando resultados de Avaliações Pós-Ocupação (APO). Após uma revisão bibliográfica sobre sustentabilidade adequada ao conforto do usuário, a pesquisa terá continuidade com a investigação de aspectos específicos das escolas certificadas pelo selo AQUA, por meio de entrevistas com especialistas sobre essa certificação, além de arquitetos e engenheiros envolvidos no processo de projeto desses edifícios escolares. Com base nas informações acerca do processo de projeto e como ele foi desenvolvido para atender às demandas de sustentabilidade e de conforto dos usuários, buscar-se-á aparatos técnicos (plantas, cortes, elevações, croquis, perspectivas e modelos) que sejam capazes de dar subsídios para a construção de maquetes virtuais, utilizando os softwares Autodesk Revit Architecture 2011 (usa.autodesk.com/revit-architecture) e Autodesk Ecotect 2011 (http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/pc/index?id=12602821&siteID=123112). Nesses modelos, serão realizadas simulações virtuais de iluminação e térmica, que apontem para semelhanças e diferenças dos projetos, no que tange ao conforto dos usuários. Com base nesses resultados, será produzido o relatório intermediário e os dados obtidos serão comparados com a segunda parte da pesquisa. Na segunda etapa, a pesquisa terá continuidade com a coleta de informações de APOs já realizadas em escolas convencionais, realizadas entre 2005 e 2011, para a aferição dos motivos que levaram a leituras positivas ou negativas dos ambientes, tanto por parte de especialistas como dos usuários dos edifícios (professores, alunos e funcionários). Considerando essas especificidades, serão identificados pontos semelhantes ou divergentes que indiquem potenciais problemas ou melhorias trazidas pelos novos projetos de edifícios escolares sustentáveis promovidos pela FDE. Conjugando os dois procedimentos de avaliação, a pesquisa será concluída de modo associativo, de forma a conjugar os resultados de cada etapa de avaliação. Esses procedimentos de avaliação indicarão: 1) Como a adequação de um edifício a um certificado de sustentabilidade modifica o processo de projeto do mesmo; 2) Como as adequações do edifício, postos à obtenção de uma certificação de sustentabilidade, influem no conforto lumínico e térmico dos usuários; 3) Quais as diretrizes que poderiam ser tomadas nos novos projetos de edifícios escolares, visando à construção de futuros ambientes para a aprendizagem e o trabalho mais adequados ao conforto dos usuários. (AU)

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