Busca avançada
Ano de início
Entree

O masculino na vitrine do videoclipe: representação identitária, exibicionismo do corpo e objetificação sexual

Processo: 11/07439-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 27 de julho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes do Vídeo
Pesquisador responsável:Marcius Cesar Soares Freire
Beneficiário:Rodrigo Ribeiro Barreto
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Videoclipe   Música   Representação (artes)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise contexto-textual | Autoria | Campo de produção | Construção de imagem | Performance pop-rock | Representação masculina | Videoclipe

Resumo

A proposta prevê a investigação das representações masculinas nos videoclipes, particularmente daquelas em que homens estão colocados como os objetos, em torno dos quais é realizada a construção do espetáculo e do apelo erótico. A abordagem pressupõe que o formato videoclipe é terreno privilegiado para o arejamento das representações sexualizadas, algo fundamentado nas especificidades do seu campo de produção, de seus realizadores, das obras e das próprias expectativas do público. A análise de 13 videoclipes emblemáticos buscará cobrir a necessária abrangência histórica, genérica, identitária e performática da questão em foco. Representações masculinas dos precursores videoclípicos e de seus contemporâneos cinematográficos serão também avaliadas com a finalidade de refinar tais conclusões. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)