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A produção do conhecimento em linguagem hipermídia: possibilidades para o conceito de game acadêmico

Processo: 11/09778-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 01 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna
Beneficiário:Arlete dos Santos Petry
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/23888-7 - A produção de conhecimento em linguagem hipermídia: a apropriação dos jogos digitais na infância, BE.EP.PD
Assunto(s):Jogos de computador   Jogos educativos   Hipermídia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:academic game | Game | hypermedia language | production of knowledge | Jogos Digitais

Resumo

Tendo estudado, em nossa Tese, o conceito de Jogo, pudemos constatar como ele se faz presente tanto na produção de uma hipermídia quanto na experiência de seu navegar. Partindo disso, nosso interesse na investigação que agora propomos volta-se para um tipo peculiar de objeto hipermídia, de longe o mais discutido e influente na economia do entretenimento na contemporaneidade: os games. Nosso interesse, entretanto, situa-se na busca por compreender a atual expansão dos games para além do entretenimento, quando o percebemos aplicado a várias áreas, tais como: educação, treinamento, saúde, marketing, entre outras. Estariam os games rompendo as clássicas barreiras entre diversão e trabalho? O que os jogos digitais, enquanto artefatos culturais, estão comunicando a respeito de nossa contemporaneidade? Se há uma diversidade de formas de estar-nos-jogos, o que isso nos ajuda quando queremos pensar a respeito da produção de conhecimento? Qual a potencialidade dos jogos digitais como modo de expressar conhecimento, de comunicar? Como os jogos se fazem presentes na vida dos chamados digital natives? Na continuidade da reflexão a respeito da possibilidade de fusão entre educação e trabalho com entretenimento,visamos avançar na proposição do conceito de game acadêmico não somente de forma teórica mas dando continuidade ao projeto Ilha Cabu, iniciado em nosso doutorado. (AU)

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