Busca avançada
Ano de início
Entree

Representações e práticas de leitura: supervisores de ensino da cidade de São Paulo

Processo: 11/10282-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Raquel Lazzari Leite Barbosa
Beneficiário:Rosaria de Fatima Boldarine
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Capacitação de professores   Escola pública   Formação de professores   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores | práticas de leitura | Representações | Supervisão | Educação

Resumo

O objetivo deste trabalho é por meio de um estudo sobre representações e práticas de leitura, envolvendo a colaboração de supervisores de ensino de escolas públicas da cidade de São Paulo, analisar o papel que as representações desenvolvidas pelos supervisores de ensino podem exercer sobre ações escolares. Embora o trabalho seja permeado por questões relativas à gestão escolar, dado que o próprio sujeito da pesquisa (supervisor de ensino) está inserido no centro da gestão, o que realmente se pretende explorar são as questões relativas às representações e as práticas de leitura de supervisores e, a maneira como essas representações e práticas atuam no processo de escolarização, colaborando ou não para a melhoria dos resultados e com o aperfeiçoamento da formação docente. Assim, a referência privilegiada no trabalho está ligada às representações dos sujeitos sobre leitura e aos possíveis impactos de seu pensar nas operações didáticas. A escolha dos sujeitos relacionou-se com a perspectiva de que embora supervisores de ensino sejam partícipes efetivos de questões relacionadas à escola, nem sempre o enfoque pedagógico volta-se, especificamente, a eles. Para o desenvolvimento do estudo a metodologia que, primordialmente, subsidiará o trabalho buscará apoio tanto em abordagens de caráter quantitativo como qualitativo. Essas duas abordagens não são excludentes, mas complementares, contribuem para um melhor entendimento do objeto da pesquisa. Para discutir e analisar as questões levantadas buscar-se-á subsídios nas teorias de Alves-Mazzotti (2001), Alonso (2008), Bakhtin (2003, 2006), Barbosa (1998, 2001), Bourdieu (1974, 2004), Chartier (1990, 1991, 2001), Foucault (2008), Kleiman (2005), Nóvoa (2000, 2005), Paro (2007), Rangel (2008), Saviani (2002, 2007, 2008), Silva Jr. (1984, 1997), entre outros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOLDARINE, Rosaria de Fatima. Supervisores de ensino da Rede Estadual de São Paulo: entre práticas e representações. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.