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MacBeth recriado: visões de Welles, Kurosawa, Polanski e Henríquez

Processo: 11/11360-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Josette Maria Alves de Souza Monzani
Beneficiário:Gustavo Henrique dos Santos Aguiar
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem cinematográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:asiático e europeu | cinemas norte e sul-americanos | Linguagem cinematográfica | Recriação cinematográfica | texto teatral shakespeariano | Processo de recriação de obra literária na linguagem cinematográfica

Resumo

A pesquisa que se segue tem como intuito verificar as relações existentes entre quatro recriações cinematográficas da peça shakespeariana "MacBeth" (1607 ?) - a saber: "MacBeth" (1948), de Orson Welles; "Trono Manchado de Sangue" (1957), de Akira Kurosawa; "MacBeth" (1971), de Roman Polanski; e "MacBeth Sangrador" (2000), de Leonardo Henríquez - e os diálogos que cada um destes filmes, situados em épocas e contextos culturais distintos, estabeleceram com a obra original, imprimindo diferentes marcas de estilo no ato de transposição da fonte textual para a linguagem cinematográfica.O estudo em questão examinará a decupagem de cada um dos filmes supracitados, observando-se as semelhanças dos textos fílmicos com a peça de Shakespeare e quais foram as eventuais mudanças, supressões e acréscimos efetuados pelos diretores - e os novos sentidos daí decorrentes.As análises serão feitas através de dois sistemas comparativos: entre a obra literária e os filmes, e os filmes entre si. O primeiro modo de análise enfocará o texto original, seu enredo - ações, encadeamento narrativo e conflitos - e personagens em relação aos filmes, ao passo que a segunda forma se concentrará no estudo imagético das obras cinematográficas entre si. Neste momento, serão examinadas e comparadas as alternativas audiovisuais dos diretores - a decupagem dos filmes -, além de se escolher seqüências que evidenciem certa similaridade entre as quatro adaptações e outras que as diferenciem, mostrando a unicidade da visão cinematográfica de cada diretor sobre o objeto textual.

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