Busca avançada
Ano de início
Entree

A trajetoria de um dispensario de puericultura em campinas nas decadas de 1930 e 1940

Processo: 11/50852-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Helena Salgado Bagnato
Beneficiário:Lúcia Pedroso da Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Ensino profissional e técnico   História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Profissional | Higienismo | Historia Da Educacao | Historia De Campinas | Politicas Publicas | Puericultura

Resumo

A pesquisa investiga aspectos históricos de um Dispensário de Puericultura que esteve em atividade desde outubro de 1933, até o final dos anos de 1950, no município de Campinas, São Paulo. Delimitou-se um recorte temporal abrangendo as décadas de 1930 e 1940. Criada durante o Governo de Getúlio Vargas, a instituição funcionava em salas do então Instituto Profissional Bento Quirino, o qual oferecia à população carente, diversos cursos profissionalizantes. Acompanhamento do crescimento das crianças ali matriculadas, prescrições para as mães de comportamentos e atitudes quanto à alimentação e higiene pessoal dos filhos e da família, promoção de concursos de robustez infantil faziam parte das medidas da propagação da chamada "consciência sanitária", de acordo com as políticas higienistas da época. As escolas de ensino profissional, planejadas para atender a população pobre que precisava ser moralizada pelo trabalho, eram, portanto, um ambiente bastante propício para que se implantassem os eixos do governo Vargas: raça fortalecida; povo forte; povo produtivo. Reconstruir aspectos históricos do Dispensário de Puericultura da Escola Profissional Bento Quirino, desde sua inauguração até sua desativação e problematizar as possíveis razões que levaram à desativação deste anexo da Escola Profissional, mediante articulação com as políticas públicas educacionais e da saúde do período delimitado, são objetivos deste estudo. Fotografias, atas, relatórios, recortes de jornais, livros de registros estão entre as principais fontes para a pesquisa. Aportes do campo da História e sobre a fotografia como documento e instrumento político contribuirão para as análises. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, Lúcia Pedroso da. A trajetória de um dispensário de puericultura em Campinas nas décadas de 1930 e 1940. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.