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A construção de livro de leitura de primeiro ano do ensino fundamental em língua indígena umutina

Processo: 11/08059-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cintra Martins
Beneficiário:Luciano Ariabo Quezo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Letramento   Oralidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:artefato cultural | Ensino Fundamental | indígena | Letramento | oralidade | Ensino e aprendizagem de línguas

Resumo

Este Projeto de Pesquisa filia-se à linha de pesquisa "Educação escolar e educação superior indígena" do Grupo de Pesquisa "Linguagens, etnicidades e estilos em transição" - LEETRA (CNPq), liderado pela professora orientadora. É vinculado ao Projeto FAPESP (2009/13871-4) "Letramento, ritmo e etnicidade". Centramo-nos, particularmente, em estudos que têm chamado a atenção para a natureza situada das práticas de letramento (Street, 1993; Hamilton, Barton, Ivanic, 1993; Barton, Hamilton, & Ivanic, 2000; Kleiman, 1995). Seu objetivo principal implica, por um lado, a investigação de como se dá, em classe de 1° ano do Ensino Fundamental em escola de aldeia, o trabalho pedagógico com gêneros orais e escritos, e de que forma o trabalho voltado aos gêneros orais pode fornecer subsídios para o trabalho com a linguagem escrita; por outro, a construção, junto a crianças de seis anos da aldeia umutina em Barra do Bugres/MT, de texto no gênero do discurso do livro didático para as séries iniciais. A metodologia a ser utilizada é de perfil etnográfico e colaborativo. Pretendemos dar continuidade ao projeto que o pesquisador já vem desenvolvendo há mais de um ano, com vistas a contribuir para fortalecer a formação dos profissionais da educação básica intercultural indígena, assim como para a própria educação escolar na aldeia e para a revitalização/provitalização da cultura indígena local. (AU)

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