Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre admissão hospitalar e prognóstico no Acidente Vascular Cerebral (AVC) por dias da semana e status socioeconômico no Estudo de Mortalidade e Morbidade do AVC (EMMA)

Processo: 11/17082-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Isabela Judith Martins Bensenor
Beneficiário:Juliana Barbosa de Barros
Instituição Sede: Hospital Universitário (HU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença crônica   Acidente vascular cerebral   Mortalidade   Fatores de risco   Fatores socioeconômicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidente Vascular Cerebral | dias da semana | escolaridade | mortalidade | nível socioeconômico | prognóstico | Doenças Crônicas

Resumo

As taxas de mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) no Brasil são as maiores da América Latina e estão entre as maiores no mundo. Os números de mortes por AVC ultrapassam os números de morte por doença isquêmica coronariana no país. A despeito disso, há poucas pesquisas sobre AVC no país. Objetivo - Analisar a associação da ocorrência de AVC e o seu prognóstico com alguns dias preferenciais na semana e de acordo com status socioeconômico e sexo. Métodos - O estudo analisará todas as admissões de pacientes com AVC no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, entre Abril de 2006 e Dezembro de 2008, que participam do Estudo de Mortalidade e Morbidade em AVC (EMMA). O EMMA é um estudo de coorte prospectivo, que segue o modelo da Organização Mundial de Saúde, Stepwise Approach to StrokeSurvellaince (STEPS Stroke) com o objetivo de estudar o AVC e os fatores de risco a ele associados. O STEP 1 é a vigilância hospitalar que além dos fatores de risco associados ao AVC avalia também a sobrevida aos 10, 28 e 180 dias e anualmente. Serão incluídos somente os casos de primeiro episódio de AVC. A data de admissão hospitalar será transformada em dias da semana e serão digitados com supervisão da bolsista. Ela ainda se responsabilizará pela coleta dos dados faltantes por meio de contato telefônico e a vigilância de óbitos utilizando dados do Pró-AIM e da Fundação SEADE. O método de Kaplan Meyer será utilizado para avaliar a sobrevida de acordo com o status socioeconômico e o sexo e então comparado, utilizando-se o teste do log rank. Todos os testes serão bicaudais com significância < 0,05. A análise estatística será realizada utilizando-se o software Statistical Package for Social Science - SPSS versão 16.0 e o software livre R. As análises serão realizadas pela aluna com suporte do orientador. Produtos esperados - participação em congressos nacionais e um artigo a ser publicado em revista nacional além da vivência da rotina de imersão em um estudo de coorte em longo prazo por parte e do aprendizado referente à análise dos dados pelo bolsista.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)