Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da retenção de coroas cerâmicas de Y-TZP em função de diferentes estratégias de cimentação

Processo: 11/12404-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Paulo Francisco Cesar
Beneficiário:Bruno Gil de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cimentação de coroas   Porcelana dentária   Zircônia tetragonal policristalina estabilizada com ítrio (Y-TZP)   Resistência à tração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cerâmica | Cimentaçao | tração | Ytzp | Cerâmicas

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de avaliar o efeito do tratamento de superfície na retenção de coroas cerâmicas de zircônia estabilizada por óxido de ítrio e comparar a retenção em função de 2 tipos de cimentos e 2 tratamentos da superfície cerâmica. Para tanto, 30 molares recém-extraídos serão embutidos em resina acrílica, perpendicularmente ao seu longo eixo e preparados para coroa total. Os preparos serão moldados com silicone de adição e a partir dos troquéis serão obtidos 30 copings em YTZP, os quais terão retenções para possibilitar o ensaio de tração. Os cimentos utilizados serão: um cimento resinoso da geração auto-condicionante e um cimento dual contendo monômeros fosfatados. Dois grupos serão cimentados com o sistema dual, sendo que um deles será submetido ao tratamento da parte interna do coping com silicatização e silanização. O outro grupo será somente limpo (remanescente e coping) e cimentado com o sistema auto-condicionante. Após 24h, todos os conjuntos serão submetidos a termo-ciclagem (6.000 ciclos) e incluídos em um dispositivo especial para o teste de tração em uma máquina de ensaio universal para testar a retenção das infraestruturas. Os modos de falha de todos os conjuntos serão analisados em estereomicroscópio e MEV para avaliar as possíveis causas de falha. Os dados serão analisados estatisticamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)