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"em busca de companhia: o universo da prosa final de samuel beckett"

Processo: 09/54827-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Fábio Rigatto de Souza Andrade
Beneficiário:Lívia Bueloni Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/10432-2 - Pesquisa sobre a prosa final de Samuel Beckett na universidade de reading, BE.EP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Beckett | Mal Vu Mal Dit | Modernismo Europeu | Narrativa Do Seculo Xx | Textes Pour Rien

Resumo

A proposta do projeto é o estudo de uma mudança ocorrida na obra em prosa de Samuel Beckett (1906-1989). A expressão "Do como dizer ao mal dizer" ilustra esta transição, uma vez que pretendemos nos deter na troca do narrador em primeira pessoa característico da fase francesa do autor 1945 á 1950 por uma terceira pessoa narrativa bastante peculiar, recorrente em grande parte de seus textos da fase final a partir de 1970. Para essa investigação, a pesquisa partirá da análise de duas obras Textes pour rien (1955) e Mal Vu Mal Dit (1981) com a finalidade de analisar comparativamente a diferença entre os dois períodos. Se a preocupação do narrador em primeira pessoa aqui destacado era a angústia em torno do "como dizer ou como narrar uma história, a tônica da fase seguinte gira em torno do "mal dizer"., caracterizado agora como a constatação por parte deste novo narrador de que é impossível produzir algum conhecimento seguro sobre o mundo. A relevância de nosso projeto está na concentração do estudo em um importante momento da prosa de Beckett, bastante experimental e pouco pesquisado no Brasil. Nesta fase o autor aproxima sua narrativa de outros gêneros como a lírica e o drama e inaugura um novo cenário em sua obra. Pretendemos principalmente refletir sobre o que essa mudança de perspectiva diz a respeito da obra de Beckett e do mundo retratado nela. Ela é apenas fruto de uma nova escolha artística? Qual o significado dessa mudança narrativa? Que nova visão da arte e do mundo está implicada nessa troca? Essas são algumas questões que orientarão nosso trabalho. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Lívia Bueloni. Em busca de Companhia: o universo da prosa final de Samuel Beckett. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.