Busca avançada
Ano de início
Entree

Mediadores culturais de Hus a Comenius: a construção de um projeto educativo tcheco entre os séculos XV a XVII

Processo: 11/17814-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria Lucia Spedo Hilsdorf
Beneficiário:Thiago Borges de Aguiar
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Boêmia | Educadores | Ideias educacionais | Mediadores culturais | Morávia | História da Educação

Resumo

Esta pesquisa visa analisar o papel de sujeitos mediadores culturais como "passadores" do legado hussita entre Jan Hus e Jan Comenius, construindo, por meio da divulgação de suas ideias, um projeto educativo tcheco entre os séculos XV a XVII. Ao estabelecer uma ligação entre Hus e Comenius, esta pesquisa supre uma lacuna nas pesquisas sobre a obra de Comenius que atribui à sua produção escrita uma "influência religiosa de tradição hussita". Entendemos, no entanto, que a tradição religiosa hussita é parte de um todo maior, um projeto cultural-educativo com características nacionalistas, de valorização da língua vernacular, de autonomia de pensamento e ação, de defesa da verdade e de educação pelo exemplo, conforme anunciamos em nossa pesquisa de doutorado. Prolongando os estudos que desenvolvemos anteriormente, propomo-nos, para compreendermos a trajetória e a apropriação do projeto educativo tcheco de Hus a Comenius por meio do mapeamento da produção e das ideias de mediadores culturais como Jakoubek de StYíbro, Petr Chelický, Jan Rockycana, XehoY, Lukáa de Praga e Jan Augusta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)