Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos Transtornos Psiquiátricos dos indivíduos com Síndrome de Williams-Beuren e suas Consequências no Cotidiano.

Processo: 11/19421-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Andrea Parolin Jackowski
Beneficiário:Luísa de Mattos Graziani
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Graduação. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Qualidade de vida

Resumo

A Síndrome de Williams-Beuren (SWB) é causada pela microdeleção de genes localizados na região 7q11.23. A SWB começou ser mais estudada por equipes multidisciplinares em nosso país por volta do século XXI, entretanto, ainda pouco se conhece sobre a repercussão dos transtornos psiquiátricos presentes nestes indivíduos e suas consequências na qualidade de vida. Sendo assim, este estudo tem como objetivo identificar possíveis transtornos psiquiátricos nos indivíduos com SWB e possíveis consequências destes transtornos na qualidade de vida. O grupo de indivíduos com SWB será formado por 15 indivíduos, de 11 a 16 anos de idade e que apresentem o diagnóstico por análise clínica e exame de citogenética molecular (Hibridização in situ por Fluorescência - FISH); o grupo controle se constituirá de 15 indivíduos, pareados com grupo SWB em idade, sexo, classe social e região de residência no estado de São Paulo. Será aplicado o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) para o rastreamento de transtornos psiquiátrico, e a Avaliação de qualidade de vida pelo Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes (AUQEI). Será computado o escore global, e os escores das sub-escalas do instrumento SDQ, os escores da AUQEI deverão ser pontuados utilizando o programa estatístico SPSS; para avaliar as diferenças nos escores das escalas entre os grupos utilizaremos um teste de Análise de Variância do SPSS. Assim, este estudo avaliará possíveis consequência dos transtornos psiquiátricos na qualidade de vida destes sujeitos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRAZIANI, LUISA DE MATTOS; JACKOWSKI, ANDREA PAROLIN; SALVADOR ROSSIT, ROSANA APARECIDA; DEL COLE, CAROLINA GREGO. Evaluation of the influence of clinical symptoms on the quality of life in individuals with Williams-Beuren Syndrome. CADERNOS DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR, v. 25, n. 1, p. 125-135, 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.