Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura genética de populações urbanas de Centris (Heterocentris) analis Fabricius 1801 (Hymenoptera: Apidae: Centridini).

Processo: 11/13774-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Marco Antonio Del Lama
Beneficiário:Diego Moure Oliveira
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Evolução molecular   Ecologia urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abelhas solitárias | Centris analis | diferenciação interpopulacional | Ecologia urbana | Genética de populações | marcadores mitocondriais | Genética Evolutiva

Resumo

As abelhas compartilham com os demais himenópteros a haplodiploidia e o mecanismo de determinação do sexo. Estas características restringem o tamanho efetivo da população e esta redução é ainda mais intensa nas espécies que apresentam eusocialidade. No entanto, a nidificação próxima ao sítio natal pelas fêmeas das espécies solitárias restringe igualmente o fluxo gênico materno e causa alta viscosidade populacional. Centris (Heterocentris) analis Fabricius 1804 é uma abelha solitária encontrada em matas contínuas ou fragmentos florestais, bem como em ambientes urbanos; é polilética ou generalista na coleta de pólen. Em razão de seu porte médio, presume-se que não tenha elevada capacidade de dispersão e a literatura disponível reporta que a fêmea nidifica próximo ao ninho natal. Estes fatos nos levam a supor que espécies com traços biológicos similares tenham suas populações naturalmente estruturadas (subdivididas). Este trabalho tem por objetivo testar a hipótese de que a biologia de Centris analis resulta em forte estruturação genética de suas populações quando determinada a partir de genes mitocondriais. Por outro lado, para contornar as dificuldades advindas de um sistema monogênico da determinação do sexo, espera-se menor estruturação para os genes nucleares em razão de dispersão sexo assimétrica nesta espécie de abelha (fêmeas colonizadoras, machos dispersores). Neste trabalho, é nosso propósito validar a primeira premissa desta hipótese de trabalho. Para tal, machos e fêmeas adultos de Centris analis, coletados em áreas urbanas de dez cidades do Estado de São Paulo em flores de Tecoma stans, serão analisados para dois genes mitocondriais de forma a estimar o número de linhagens de fêmeas que deram origem às populações residentes nos sítios amostrados. A execução deste projeto permitirá, na sequência, investigar o papel dispersor dos machos na promoção do fluxo gênico interpopulacional mediante a utilização de locos microssatélites espécie-específicos. Estudos desta natureza em espécies de abelhas com uso potencial na polinização de culturas são relevantes para se diagnosticar a saúde genética destas populações e, a partir destas informações, delinear estratégias que minimizem os anunciados riscos de um "vortex" de extinção das espécies de abelhas frente às alterações do ambiente causadas pela ação antrópica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Diego Moure. Diversidade e estrutura genética de populações urbanas de abelhas Centridini (Hymenoptera: Apidae) visitantes florais de Tecoma stans (L) Kunth (Bignoniaceae). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.