Busca avançada
Ano de início
Entree

Padronização de uma metodologia de sequenciamento dos genes do Fator XII, inibidor de C1 - esterase (C1 INH) e receptor B2 das cininas. Análise da relação entre mutações nesses genes com os sintomas do angioedema hereditário (AEH)

Processo: 11/15837-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:João Bosco Pesquero
Beneficiário:Nathália Cagini
Instituição Sede: Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FAP-UNIFESP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Calicreínas   Angioedemas hereditários   Bradicinina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angioedema Hereditário | bradicinina | calicreína | fator XII de coagulação | inibidor C1 esterase | Biologia Molecular

Resumo

O angioedema hereditário (AEH) é caracterizado por repentinos episódios de edemas que causam dor, desconforto e conforme sua localização pode causar a desfiguração do indivíduo. Os edemas acometem principalmente extremidades superiores e inferiores, trato gastrintestinal, genitálias e face. Se não tratado pode levar ao óbito devido ao edema de glote. O AEH é um transtorno autossômico dominante resultante de algumas mutações no gene do inibidor C1 esterase (AEH tipos 1 e 2) ou resultante de mutações missense no fator XII, levando a uma superprodução de bradicinina (AEH tipo 3). O objetivo deste projeto é padronizar o sequenciamento dos genes alvo do AEH (inibidor C1 esterase, Fator XII e receptor B2 das cininas) e investigar a relação de mutações nesses genes com a resposta ao tratamento padrão utilizado hoje na clínica. Também avaliaremos a atividade calicreína no sangue periférico de indivíduos portadores de AEH. Desta forma, DNA genômico será extraído de pacientes portadores desta doença através de células do sangue periférico. Com o DNA genômico dos pacientes serão realizadas PCR com oligos especificos para as regiões flanqueadoras de todos os exons, bem como do RNA seguido de sequenciamento. Também será objetivo deste projeto determinar a relação de mutações já descritas e novas no receptor B2 das cininas com a resposta ao medicamento utilizado na clínica para o tratamento de AEH, o fyrazyr (antagonista do receptor B2 das cininas - icatibant ou HOE 145). Os resultados deste projeto poderão ajudar no desenvolvimento de novas terapias para o AEH, bem como determinar pacientes com responsividade alterada ao tratamento padrão utllizado hoje na clínica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)