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Relações entre Educação, Trabalho e Desenvolvimento: a expansão do ensino técnico de nível médio no governo Lula da Silva (2003-2010).

Processo: 11/04089-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Aparecida Neri de Souza
Beneficiário:Liliane Bordignon de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/07044-0 - Relações entre a expansão do ensino técnico no Brasil e o acordo de cooperação internacional com o Canadá, BE.EP.MS
Assunto(s):Trabalho   Política educacional   Desenvolvimento   Ciência e tecnologia   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência e Tecnologia | desenvolvimento | Ensino Técnico de Nível Médio | Instituto Federal de Educação | Políticas Educacionais | trabalho | Sociologia da Educação

Resumo

O projeto de mestrado que aqui se apresenta pretende analisar a expansão do ensino técnico de nível médio público oferecido pelo governo federal na cidade de São Paulo e suas relações com o projeto de desenvolvimento econômico e social, recente, do país. Qual é o projeto de desenvolvimento econômico e social do país que informa esta expansão? O que apontam os documentos? O que informam - sobre o processo de expansão e sua relação com o projeto de desenvolvimento - aqueles que constroem a ensino técnico de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da cidade de São Paulo? Quais são as conexões entre as políticas para a educação profissional, as transformações no mercado de trabalho e o desenvolvimento, compreendidas como processos sociais?A hipótese inicial é de que há uma mudança na educação profissional para responder às transformações do processo produtivo, do mercado e das relações de trabalho no país. A pesquisa terá como foco as políticas de expansão promovidas pelo governo Lula da Silva (2003-2010) e como elas se concretizam na cidade de São Paulo, no mesmo período, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Metodologicamente, o projeto de mestrado se inscreve no campo da sociologia, interrogando as relações entre trabalho, educação e desenvolvimento. A pesquisa será desenvolvida mediante análise sociológica da bibliografia, documentos, dados estatísticos e entrevistas realizadas com os profissionais que concretizam a educação técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da cidade de São Paulo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Liliane Bordignon de. Reforma e expansão da educação profissional técnica de nível médio nos anos 2000. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.