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BOILESEN, HÉRCULES e VLADO: cinema e fragmentos de memória

Processo: 11/04953-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Mauro Luiz Rovai
Beneficiário:Gabriela Peters Cremasco Gonçalves
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema documental | Imagem | memória | Sociologia | sociologia do cinema | Violência | Sociologia do Cinema

Resumo

Este trabalho pretende utilizar três filmes como materiais privilegiados de pesquisa, Cidadão Boilesen (direção de Chaim Litewski, 2009), Hércules 56 (direção de Sílvio Da-Rin, 2007) e Vlado: 30 anos depois (direção de João Batista de Andrade, 2005), com o objetivo de investigar como a construção estética de cada uma das obras enfoca a reelaboração da memória do período da ditadura militar no Brasil. A ideia é trabalhar os vários elementos estéticos presentes nessas produções - como, por exemplo, enquadramentos, ritmo da narrativa, movimentos de câmera e a articulação entre imagem e sons (inclusive diálogos) - buscando assim destacar os aspectos sociológicos trazidos à tona pelos três filmes. Nesse sentido, o centro da análise girará em torno das proposições que buscam repensar a memória em cada filme, pois, em grande medida, os filmes tratam não apenas de um passado vivido, mas de fragmentos de memória que ganham força quanto mais o passado é revisitado pelo presente. (AU)

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